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Perguntas frequentes

Registo na app

A app DABOX está disponível para maiores de 18 anos com NIF português válido. Faça o download da app através do seu telemóvel via Stores (App Store ou Google Play) e registe-se na app. Se for cliente CGD, poderá utilizar as suas credenciais Caixadirecta para entrar. Se não for cliente CGD, poderá registar-se através de um formulário (introduzindo nome completo, número de telemóvel, NIF e email) ou da Chave Móvel Digital (autenticando-se através do número de telemóvel). Simples, rápido e fácil!

Sim. Para aderir à app DABOX através da Chave Móvel Digital basta clicar em "Registar" e selecionar a opção "Chave Móvel Digital". Após selecionar "Autorizar", deverá introduzir o número de telemóvel e o PIN da Chave Móvel Digital. Clique em "Continuar", defina e confirme o seu código de acesso. Depois, ser-lhe-á pedido para introduzir o código de confirmação que recebeu por email. No fim do processo, irá receber a confirmação que se registou com sucesso.

Se é cliente CGD, mas não tem contrato Caixadirecta, poderá registar-se através de um formulário (introduzindo nome completo, número de telemóvel, NIF e email) ou da Chave Móvel Digital (autenticando-se através do número de telemóvel).

Sim. A app está disponível para todos os portugueses maiores de 18 anos com NIF português válido.

Sim.

Explorar a DABOX

A app DABOX é o seu novo personal trainer financeiro. Se tem dinheiro em várias contas, recebe o salário numa conta, mas tem despesas noutras contas e às vezes tem dificuldade em saber a quantas anda, então esta app é perfeita para si. Não importa o seu banco, a app DABOX dá-lhe uma visão completa de todas as suas contas de pagamento e permite-lhe perceber sempre quanto dinheiro ainda tem disponível para gastar!

Para começar a usar a app DABOX tem de adicionar pelo menos uma conta bancária. Depois a app DABOX vai categorizar automaticamente os seus movimentos bancários para lhe dar uma primeira fotografia das suas finanças. É normal que tenha de fazer ajustes nesta categorização no início, mas com o tempo a app vai aprendendo e a categorização vai ser cada vez melhor. Pode depois adicionar mais bancos, e o processo é sempre o mesmo. Quanto mais bancos adicionar mais interessante será a sua experiência. A partir destes dados a app DABOX vai começar a ajudá-lo a tomar melhores decisões financeiras.

Estes "donuts" são o resumo do seu mês em curso: o dinheiro que recebeu nesse mês, as despesas que já teve e o seu "rendimento disponível", que é a diferença entre a receita e as despesas e que lhe permite saber a todo o momento quanto dinheiro ainda tem para gastar até ao próximo salário. Para que a informação que aqui vê seja o mais adaptada a si, deverá ir ao menu de perfil e nas configurações definir o que para si é o mês, e se este deve estar alinhado com o período de salário e definir o dia em que recebe o salário ou se é o mês de calendário.

O seu "rendimento disponível" é o dinheiro que ainda tem para gastar até ao próximo salário – calcula-se como a diferença entre a receita e as despesas daquele mês. O saldo das suas contas é exatamente o valor que tem nas suas contas bancárias. Se o valor do rendimento disponível não lhe parecer bem, pode ser porque tem de ajustar o dia em que recebe o salário. Por defeito a app assume que o salário é recebido no dia 1 de cada mês, o que pode não ser o seu caso.

Quando juntou as suas contas todas e conseguiu ter uma imagem completa das suas finanças percebeu que está a gastar demasiado dinheiro em restaurantes ou roupa? Para o ajudar criámos os orçamentos. Defina um limite para as suas despesas numa determinada categoria por um período de tempo. Pode, por exemplo, definir um orçamento de 100€ por mês em "roupa e acessórios". A partir daí, a app DABOX passa a monitorizar constantemente o cumprimento do seu objetivo e será avisado se estiver a chegar ao limite definido. Com a app DABOX sabe sempre quanto está a gastar e se pode fazer a próxima compra!

Se precisar ou quiser poupar, a app DABOX será a sua melhor aliada. Precisa de poupar para umas férias de sonho no ano que vem? Defina o valor que quer poupar, a data em que precisa de ter o dinheiro e a conta em que pretende poupar e a app DABOX vai-lhe dizendo quanto precisa de poupar mensalmente para chegar ao seu objetivo. Fortaleça as suas finanças com o seu novo personal trainer.

Para que o feed lhe dê informações úteis é muito importante que as suas despesas estejam bem categorizadas, o período de salário bem definido e que tenha todas as suas contas relevantes adicionadas na app DABOX. A partir daí, o feed passará a ser o seu melhor conselheiro para pôr em forma as suas finanças. No feed terá acesso a resumos das suas despesas semanais e mensais, alertas quando faz despesas invulgares, monitorização dos saldos das suas contas, rendimento disponível, objetivos de poupança e orçamentos, entre outros que se vão adaptando ao seu perfil financeiro e utilização da app DABOX.

Quando adiciona um Banco automaticamente, a app DABOX vai buscar todas as contas à ordem tituladas por si naquela instituição, desde que acessíveis online. Como sabemos que algumas podem não ser relevantes no seu dia-a-dia, pode sempre eliminar as que não precisa de monitorizar no menu "Perfil". Veja apenas o que lhe interessa na app DABOX. Dica: Se tiver contas partilhadas pode dar essa indicação à app DABOX para que apenas sejam coniderados 50% dos rendimentos e despesas. Esta configuração é possível através do ecrã "Contas" – selecione a conta pretendida e nas definições configure a opção "Conta partilhada".

Se as suas credenciais de acesso forem as credenciais Caixadirecta deve entrar em contacto com a CGD por telefone através dos números 707 242 424 ou 217 900 790. No caso de aceder ao serviço através de email e código de acesso poderá no ecrã “Iniciar sessão na DABOX” selecionar a opção “Esqueci-me do código de acesso” e seguir as instruções.

Adicionar Banco ou Serviço

Pode adicionar um Banco ou entidade no momento de adesão à app DABOX no ecrã "Adicione o seu Banco ou serviço", selecionando a entidade que pretende e seguir as instruções. Mas se quiser pode também adicionar mais tarde – a opção de adicionar Banco ou serviço está sempre disponível a partir do botão "+" no ecrã "Visão geral", no separador "Carteira" ou nas opções de perfil. O importante é que adicione todos os Bancos ou serviços que são relevantes para o seu dia-a-dia.

Quando adiciona um Banco ou serviço, a app DABOX acede à informação através dos processos e tecnologia estabelecidos na legislação e regulamentação, as quais determinam neste âmbito, que o utilizador dê o seu consentimento explícito de partilha de dados com a app DABOX junto do Banco ou serviço que pretende adicionar. O processo de autenticação poderá ser diferente consoante o Banco/serviço que estiver a adicionar, devendo sempre seguir os passos que lhe vão sendo indicados.

Se não estiver a conseguir adicionar um dos Bancos/serviço pode entrar em contacto com a equipa DABOX enviando um e-mail para o endereço ajuda@dabox.pt. Caso o problema ocorra no site/app do seu Banco/serviço, poderá também entrar em contacto com o Banco que está a tentar adicionar pelos canais disponibilizados pela sua Instituição.

Para adicionar o Moey!, uma marca do Grupo Crédito Agrícola, deverá seguir os mesmos passos indicados para o processo de adesão: no ecrã "Adicionar o banco", selecione o logotipo do Crédito Agrícola e escolha qual das contas quer agregar à DABOX — Moey! ou Crédito Agrícola. Só é possível agregar uma das contas.

Depois, siga as instruções dadas na app, uma vez que o processo de agregação irá depender do método de autenticação escolhido pelo seu banco.

Por ser uma marca do Grupo Crédito Agrícola, a sua conta Moey! será apresentada com o logotipo do Crédito Agrícola. Não se preocupe — a conta que escolheu é a que lhe vai ser apresentada na app DABOX.

Adicionar Cartões de Crédito

​Para adicionar os seus cartões de crédito, basta aceder à secção “Carteira”, depois na área “Passivos”, selecionar “Crédito” e a seguir, “Adicionar”.

De seguida, poderá escolher o logotipo da respetiva entidade e seguir todos os passos indicados.

A agregação de toda a informação poderá demorar um bocadinho, mas em poucos minutos ficará com todos os movimentos dos seus cartões de crédito na sua app DABOX e com uma visão ainda mais global da sua vida financeira.

Adicionar Cartões Refeição

Temos disponíveis os principais cartões refeição existentes em Portugal:
• Caixa Break
• Edenred (Euroticket)
• Sodexo 

Cartão Caixa Break 
Para adicionar o cartão Caixa Break, basta, na secção “Carteira” e depois na área “Ativos”, selecionar “Cartão Refeição”, depois na lista de entidades, escolher “Caixa Break” e seguir todos os passos indicados. 
A agregação da informação poderá demorar alguns minutos para que fiquem todos os movimentos atualizados.
Se já tiver o cartão Caixa Break associado ao Caixadirecta, basta clicar na mensagem que aparecer na app e a agregação é feita automaticamente.

Cartão Euroticket e Sodexo
Para adicionar o Euroticket, o cartão refeição da marca Edenred, ou o cartão Sodexo, basta selecionar o respetivo logotipo da entidade no ecrã “Adicionar o banco ou serviço” e ter as credenciais de acesso ao website myedenred.pt ou à app do cartão Sodexo, conforme o cartão que estiver a adicionar. Também pode, na secção “Carteira”, e depois na área “Ativos”, selecionar “Cartão Refeição”, depois na lista de entidades, escolher Edenred ou Sodexo e seguir todos os passos indicados.


Mealheiro

​Basta associar uma conta já existente na app DABOX (desde que seja o único titular), definir quanto quero poupar e até que data, e já está.

​Os objetivos de poupança transformaram-se num mealheiro digital, para onde posso enviar diretamente as minhas poupanças.

​Não. Apenas posso criar um Mealheiro. Mas, posso criar vários Objetivos dentro do Mealheiro, de acordo com as minhas necessidades, para onde posso transferir o meu dinheiro.

​Quando crio o Mealheiro, fica criado automaticamente um Objetivo Geral, que é o objetivo principal do Mealheiro e é a partir deste Objetivo que posso: criar novas poupanças, consoante os meus Objetivos, e transferir o montante disponível para qualquer conta agregada na app DABOX.

​Estes Objetivos são criados a partir do meu Objetivo Geral e o valor que tenho disponível no Objetivo Geral é o valor com que posso reforçar os Novos Objetivos criados.

Não, primeiro tenho que transferir o valor do Objetivo para o Objetivo Geral e só depois é que posso transferir para qualquer uma das contas agregadas na app DABOX.

​Sim, os reforços e a mobilização das minhas poupanças podem ser feitas entre todos os objetivos que tenho criados no meu Mealheiro.

​Não, posso transferir o meu dinheiro do Mealheiro, a qualquer momento, para qualquer uma das contas na DABOX, sem qualquer penalização.

​Para já, esta funcionalidade está disponível apenas para clientes Caixa com contrato Caixadirecta e que tenham a Caixa agregada na App Dabox.

Quem não é cliente Caixa pode continuar a poder criar os Objetivos de Poupança já existentes na app DABOX.

Em alternativa, caso pretenda tornar-se Cliente Caixa e assim poder criar um mealheiro da app DABOX, poderá abrir uma conta on-line, sem deslocações e totalmente digital. Para mais informação clique aqui.

Categorização

A categorização de transações é automática, mas permite-lhe ajustes e melhorias manuais. É natural que tenha de fazer ajustes nesta categorização ao início, mas com o tempo a app vai aprendendo e a categorização vai sendo cada vez melhor.

As categorias e subcategorias são as que estão disponíveis na app. Dica: Se quiser incluir informação adicional numa despesa pode criar um hashtag ou adicionar uma nota. Os hashtag permitem-lhe depois controlar quanto está a gastar especificamente nesse hashtag – por exemplo: #roupa ou #happyhour.

Quando paga o restaurante por todos os seus amigos e depois todos lhe transferem dinheiro, fica com uma despesa elevada e receitas estranhas que poderiam adulterar a análise do seu mês ou mesmo do cumprimento dos seus orçamentos! Com esta funcionalidade isso nunca acontece.

O motor de categorização é alimentado pela informação da comunidade de utilizadores da app DABOX. Ao fazer ajustes e melhorias manuais na categorização automática o motor aprende e aumenta a percentagem de transações categorizadas de forma automática e acertada.

Renovação de Consentimento

De acordo com a legislação em vigor, a renovação do consentimento do Banco é necessária a cada 90 dias. Só assim é possível manter atualizadas as minhas contas e as funcionalidades da app.

Posso fazê-lo diretamente na secção Configurações da app, selecionando o respetivo Banco e depois escolher “Renovar Consentimento”, ou quando receber o alerta para a renovação das credenciais do Banco ou dos Bancos, selecionando “Renovar” e seguindo os passos indicados.

A informação do meu Banco ou dos meus Bancos deixa de ser atualizada, e deixa de ser possível consultar movimentos, categorizar despesas e manter atualizados os gráficos inteligentes.

A app DABOX avisa quando estiver prestes a terminar o prazo para renovação das credenciais do Banco ou dos Bancos. Depois, só tenho que selecionar “Renovar” e seguir os passos indicados.

Aparece uma mensagem de aviso junto ao Banco que não tem o consentimento renovado e tenho que repetir o processo até que a informação fica atualizada.

Iniciação de Pagamentos/Transferências

Apenas é possível realizar transferências SEPA, utilizando os saldos disponíveis das contas à ordem adicionadas na app DABOX. Esta operação só é considerada autorizada após o consentimento explícito do cliente à execução da mesma, na página do Banco da conta de origem. De momento, ainda só é possível iniciar transferências a partir das seguintes entidades: Caixa Geral de Depósitos, ActivoBank, Millennium BCP, Montepio, Santander, Banco Atlântico, Bankinter, BiG, EuroBic e Novo Banco.

​A DABOX permite-lhe iniciar transferências entre as suas contas e para qualquer outra conta nacional. Para isso, só precisa de saber o IBAN da conta destino.

​Sim, para cumprirmos com os nossos deveres legais, sempre que pretender iniciar pagamentos ser-lhe-á apresentada a página do Banco ao qual está associada a conta de origem selecionada, de forma a validar a sua identidade. Nessa página, deverá seguir todos os passos que lhe são indicados pelo Banco.

​Para iniciar uma transferência basta ir ao menu "Transferências", ou ao menu "Visão Geral" ou "Contas", clicar no botão "+" e selecionar a opção "Transferir". De seguida, deverá clicar em "Realizar transferência", selecionar a conta que prentende utilizar como origem da transferência e depois selecionar a conta de destino - esta pode ser uma das suas contas agregadas na DABOX, ou pode transferir para uma nova conta, clicando em "Adicionar destinatário" e introduzindo o Nome e IBAN (o destinatário ficará guardado para que possa realizar novas transferências sem repetir este processo). Por fim, basta introduzir o montante pretendido, clicar em "Continuar" e será redirecionado para a página do Banco da conta de origem, onde deverá seguir os passos que lhe são indicados. No fim do processo, deverá receber a confirmação que a transferência foi aprovada com sucesso.

​A DABOX não tem custo de transação. No entanto, são aplicados os custos associados às transferências e pagamentos do Banco de origem.

​A DABOX não impõe qualquer limite de transação. No entanto, são aplicados os limites impostos pelo Banco de origem nas apps do homebanking.

​Poderá ver todos os seus movimentos no ecrã "Visão Geral" na secção das "Últimas transações" ou selecionando a conta que pretende visualizar no menu "Contas".

​Através da app DABOX não é possível anular nenhuma transação. Para tal, deverá entrar em contacto com o seu Banco e seguir os procedimentos delineados para o efeito.

​Para efetuar uma transferência com sucesso deverá garantir que a conta pretendida para iniciar a transferência está adicionada na DABOX. Deve também garantir que tem o IBAN da conta destino correto, que sabe as credenciais pedidas pelo Banco da conta origem e que tem o SMS Token ativo. Se tiver estes dados garantidos e a transferência continuar a falhar, deverá entrar em contacto com a equipa DABOX através do email ajuda@dabox.pt.

​A DABOX recolhe a informação que é disponibilizada pelo seu Banco. Deste modo, as transferências ficam visíveis após serem concluídas pelo Banco da conta de origem. Se não conseguir visualizar as transferências na app DABOX deverá confirmar no homebaking do seu Banco se a transferência foi realizada. Em algumas situações poderá existir atrasos na recolha dessa informação e neste caso deverá esperar alguns minutos. Se o problema prosseguir, deverá entrar em contacto com a equipa DABOX através do email ajuda@dabox.pt.

Configurações

Desde que tenha registado previamente a sua impressão digital e/ou reconhecimento facial no seu telemóvel poderá ativar o acesso utilizando dados biométricos em "Perfil" > "Geral" > "Configurações" > "Touch ID" ou "Face ID". Dica: Se esta opção não estiver disponível neste menu, verifique nas definições do seu telemóvel se está a permitir que a app DABOX tenha acesso a esta funcionalidade.

Esta opção está apenas disponível na versão iOS e permite que a informação de transações e contas seja indexada pelo sistema operativo do seu telemóvel, passando assim a estar disponível no menu de pesquisa.

A app DABOX usa o mês como o período de referência. Para que a informação e dicas do seu personal trainer sejam o mais adaptadas a si deverá ir ao menu de perfil e nas configurações definir o que para si é o mês, se deve estar alinhado com o período de salário e definir o dia em que recebe o salário ou se é o mês de calendário. Por defeito a app DABOX assume que o salário é recebido no dia 1 de cada mês, o que pode não ser o seu caso.

Sim claro. Envie um email para o endereço ajuda@dabox.pt com a sua solicitação e os seus dados serão removidos dos nossos sistemas de acordo com as obrigações regulamentares a que a CGD está obrigada.

Segurança

Para a app DABOX, a proteção dos seus dados é o mais importante, motivo pelo qual são adotadas todas as medidas necessárias para manter os seus dados privados e seguros. Adicionalmente, a app DABOX é uma solução desenhada e gerida pela CGD, uma Instituição de Crédito supervisionada e com licença para operar enquanto Third Party Provider no contexto do Open Banking.

Para reativar as suas credenciais deve entrar em contacto com a CGD por telefone através do número 21 790 07 90 (chamada para a rede fixa nacional) disponível 24h/dia, todos os dias do ano.

Preciso de ajuda

Caso tenha alguma questão, deve entrar em contacto com a DABOX através do email ajuda@dabox.pt.

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